LEITURA CORPORAL





TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal tem sido objeto de muito estudo e fonte de muitos mitos que diz que 93% da comunicação é não-verbal.
Embora tenha sido perpetuada por muitas pessoas que leram em algum lugar e tem se dedicado a repetir essa crença por muito tempo.
No entanto, é de fundamental importância a influência da linguagem corporal em nossas habilidades sociais, além de ser um excelente espelho das emoções reais das pessoas que nos rodeiam.
Você provavelmente conhece pessoas que, apesar de não ser particularmente desagradável ou hostil, geram desconfiança. Você saberia dizer o que é imediatamente, isso por que existe coisa que faz você se sentir desconfortável e como se fosse uma áurea faz você sentir algo que demonstra as emoções dessa pessoa. Isso porque há uma contradição entre a comunicação verbal e linguagem corporal.
Outros, no entanto, irradiam carisma sem ser particularmente falador. Sua linguagem corporal está alinhada com a sua confiança e calor verbal transmitida.
Aqui vou citar alguns exemplos que poderão te ajudar no dia a dia.
Todo conteúdo aqui citado foi criado com muito estudo cientifico, por tanto é de total segurança.

OS PRINCIPIOS DA LINGUAGEM CORPORAL.

1. Gestos Faciais

O rosto é a lupa das emoções, ai que vemos que a face é o espelho da alma. Mas como em qualquer interpretação de linguagem não verbal devemos ir com cuidado e avaliar cada gesto da face separado, já que normalmente formam uma parte de um estado emocional global e podem dar lugar a muitas interpretações.
Quando uma criança vê algo que ele não gosta logo ele tampa os olhos com as mãos como uma forma de fazer com que isso desapareça imediatamente da sua frente, também ocorre ao tapar-se a boca depois de dizer alguma mentira. Embora nos adultos essa proporção é bem menor de uma certa forma não veremos esse tipo de comportamento. Por isso na sua face podemos detectar muitos intentos inconciente de bloquear essas ações de ouvir ou ver.
Em Geral, quando alguém leva as mãos no rosto geralmente é algum pensamento negativo como inseguridade ou desconfiança. Aqui vamos dar alguns exemplos concretos.



·         Tampar ou tocar a boca: Se fizer isso enquanto está falando pode significar um intento de ocultar algo. Se acontece enquanto está escutando pode significar que essa pessoa acredita no que está escutando.
·         Tocar a orelha: É uma representação inconsciente de querer bloquear as palavras que está ouvindo. Se a pessoa faz esse gesto enquanto está falando, quer dizer que ele quer que você o escute.
·         Tocar o nariz: Pode indicar que alguém está mentindo. Quando se mente é liberado uma substância chamada de catecolaminas que imediatamente inflamam o tecido interno do nariz gerando uma coceira, acontece também quando a pessoa está enfadada ou incomodada.
·         Coçar um olho: É uma forma de bloquear o que se ver para não ter q olhar na face da outra pessoa quando está mentindo. Cuidado com as pessoas que tocam muito nos olhos e no nariz quando fala com você.
·         Coçar o pescoço: Sinal de insegurança e duvida no que ele mesmo está dizendo.
·         Levar um dedo ou algo na boca: Significa inseguridade ou necessidade de tranquilizar-se, em uma expressão inconsciente de voltar a segurança materna. 









2: posição da cabeça

·         Levantar a cabeça e projetar o queixo para cima;
·         Concordar com a cabeça;
·         Inclinação da cabeça;
·         Apoiar a cabeça sobre as mãos;
·         Apoiar o queixo sobre as mãos.

3: Olhar

·         Variação de tamanho das pupilas;
·         Levantar as sobrancelhas;
·         baixar a cabeça e levantar a visão;
·         Manter olhar fixo;
·         Piscar repetitivamente;
·         Olhar para os lados.

4: Sorriso

·         Sorriso natural;
·         Sorriso falso;
·         Sorriso intenso.

5: Posição dos braços

·         Cruzar os braços;
·         Cruzar um braço na frente para segurar um outro braço;
·         Braços cruzados com os polegares para cima;
·         Uniar as mãos na frente das genitais;
·         Uniar as mãos atrás das costas;
·         Cruzar os braços escondendo as mãos.

6: Gestos com as mãos

·         Mostrar as palmas das mãos abertas;
·         Mãos dentro dos bolsos;
·         Enfatizar algo com a mão;
·         Entrelaçar os dedos de ambas as mãos;
·         Pontas dos dedos unidas;
·         Colocar uma mão nas costas;
·         Mostrar os polegares por fora dos bolsos;
·         Por só os polegares nos bolsos;
·         Levar as mãos na cintura.
·          
7: Posição das pernas

·         Um pé na frente;
·         Pernas cruzadas;
·         Sentado com uma perna elevada sobre a outra;
·         Pernas muito separadas;
·         Sentada com as pernas entrelaçadas;
·         Sentado com uma perna encima da outra em paralelo.